Para mais informações ligue 19 3231.2811
Notícias
14 Setembro 2021
Conselho da RMC vai pedir ao Estado construção de novo Hospital Metropolitano

Anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi, no Dia D de Doação, da SMCC, que fará parte da comissão que vai conduzir o assunto

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou, durante visita ao Dia D de Doação da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), que o Conselho da Região Metropolitana vai solicitar ao governo do Estado de São Paulo a construção de um Hospital Metropolitano dentro da Unicamp. O pedido, já aprovado pelos 20 prefeitos da região, seria destinado a atendimentos gerais e de média complexidade. A SMCC foi convidada para fazer parte da comissão que dará encaminhamento às discussões relacionadas ao tema.

De acordo com o prefeito, a proposta de construção foi feita pra Unicamp. “O Conselho da Região Metropolitana de Campinas abraçou a ideia e, agora, nós estamos levando ao governo do Estado essa ideia de construção do Hospital Metropolitano, que seria um hospital geral. O HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp tem uma estrutura ultraespecializada e ficaria para atendimentos como transplante e cirurgias de alta complexidade”, explica. “Esse hospital geral seria para cirurgias de média complexidade, que é onde encontramos muitas filas e uma demanda reprimida também”, completa.

Dário disse que a demanda da construção está sendo encaminhada para o Estado, mas que há dois grandes desafios. “O primeiro deles é o dinheiro para a construção, e o segundo é o custeio. Porque um hospital, dependendo do porte dele, consome o (equivalente ao) que gasta na construção, em um ou dois anos. É a realidade. Vai consumindo. Então o importante é que a gente tenha condição para trazer o recurso para o investimento e também garantir o custeio”, destaca. “Certamente, um novo hospital, na Secretaria de Estado da Saúde, envolve remanejamento de recursos, envolve uma situação extremamente complexa de negociação”, antecipa.

O vice-presidente da SMCC, Dr. José Roberto Franchi Amade, que está à frente do projeto dentro da Sociedade, elogiou a iniciativa e disse que espera que o governo estadual ajude a viabilizar o hospital, que vai beneficiar todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas. “Esperamos que o governo do Estado ajude com essa questão financeira para que o Hospital Metropolitano, que é uma aspiração de todos, se torne uma realidade”, reforça.

A presidente da SMCC, Dra Fátima de Bastos, agradeceu pela oportunidade de compor a comissão deste projeto tão importante para a área médica e para toda a população da região. “A gente quer agradecer pelo convite de participar da comissão do hospital, para congregar e ajudar no que for preciso”, diz.

Sobre a SMCC:

A SMCC é uma entidade associativa, que reúne milhares de médicos de Campinas e Região. Fundada em 1925, tem como objetivo promover o conhecimento científico entre os profissionais, oferecer benefícios e desenvolver projetos sociais direcionados à comunidade. É considerada a Casa do Médico de Campinas.

ASSOCIE-SE
Últimas Notícias