Para mais informações ligue 19 3231.2811
Notícias
29 Outubro 2020
Diretoria Científica da SMCC empossa novos coordenadores e propõe congresso interdisciplinar permanente

A Diretoria Científica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) empossou nesta terça-feira, dia 27/10, os novos membros das coordenações dos Departamentos e Comitês Científicos (DCC) da entidade.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo Canal da SMCC no Youtube e aplicativo ZOOM, também contou com a presença de diretórios e vários coordenadores empossados. O anfiteatro foi organizado para receber os convidados seguindo as regras de distanciamento e segurança.

Foram empossados os Coordenadores e Secretários de 34 Departamentos e 2 Comitês Científicos (DCC) e mais 1 Seção Científica.

A cerimônia foi conduzida pelo Vice-presidente da SMCC, Dr. José Roberto Franchi Amade, que comentou a importância da contribuição dos DCC para a produção científica e contribuição à sociedade como um todo.

O novo Diretor Científico da SMCC, Dr. Antonio Condino Neto,  instigou os coordenadores a contribuir com solicitações e questionamentos junto à Agência Nacional de Saúde (ANS).

Dr. Antonio Condino Neto também apresentou como foco da gestão, que cada departamento terá independência para fazer as próprias reuniões da especialidade, mas que vislumbra a possibilidade de um “congresso de medicina e cirurgia permanente”, onde cada DCC deve produzir conteúdo estimulando a interdisciplinaridade ao longo dos próximos 3 anos.

O Diretor de Finanças e Patrimônio da SMCC, Dr. Walter Maleronka, reforçou que a entidade investiu em reformas e investirá em equipamentos para dar opções para eventos e transmissões online. Anunciou também novas instalações para gravações de aulas e o apoio institucional para as atividades dos próximos três anos.

O vice-presidente, Dr. Amade, também aproveitou para reforçar novidades da entidade junto a Campanha de Valorização do Trabalho Médico, iniciativa da SMCC que tem como objetivo a defesa da carreira, valorização e remuneração dos colegas. Além da campanha que deve iniciar em poucos dias, um curso educacional sobre contratualização, tabelas e formas de remuneração também será oferecido, em parceria com a Fin-X.

"O curso está formatado, pronto. Vamos trazer ao médico aspectos que ele não conhece. Quantos sabem dos contratos que assinaram dos convênios que atendem? Posso garantir a você, pela experiência de conversar aqui e da pesquisa que fizemos, a maioria assina o contrato com a operadora e não sabe o que deixou assinado. A operadora faz o que quer. Queremos valorizar todos nós profissionais médicos".

Uma pesquisa sobre remuneração médica foi feita no mês de setembro com os associados da SMCC e mostrou resultados que confirmam a fala do vice-presidente. Do total de médicos que responderam a pesquisa, 50% não sabem ou desconhecem a tabela de valores das fontes pagadoras.

Representando os jovens médicos, o Coordenador do Departamento Acadêmico, Giuseppe Zangrandi Coppola,  trabalhou na pesquisa da Campanha de Valorização do Trabalho Médico.

"Um projeto muito interessante que abre os olhos para ver o que tem nas entrelinhas nos contratos que um dia eu vou assinar, assim como todos vocês já o fizeram várias vezes"

O novo Diretor de Defesa Profissional, Dr. Jorge Curi defendeu em sua fala, durante a cerimônia, que os médicos precisam fortalecer o diálogo para ter debates mais concretos, não somente junto a fontes pagadoras como junto às agências reguladoras.

"Precisamos abertamente expor aquilo que é melhor para nossa especialidade e, a melhor forma de apoiar isso na nossa especialidade. É fato que se não for incorporado no rol de procedimentos e eventos em saúde da ANS, por exemplo, fica difícil de conseguir levar isso adiante de forma concreta. Precisa ver o que é realidade" argumentou.

Já o Diretor Comercial e Marketing, Dr. Marcelo Amade Camargo, desejou boa sorte ao novo Diretor Científico e aos novos membros da coordenação dos DCC e aproveitou para explicar como o Departamento de Comunicação e Comercial podem atender os DCCs.

“Desejo boa sorte ao Dr. Condino, que muito nos honra por ser o novo Diretor Cientifico, uma das mais importantes Diretorias da SMCC. Eu mesmo já exerci esse cargo duas vezes em gestões passadas e, além de muita responsabilidade, é uma tarefa das mais prazeirosas, justamente por permitir interagir com todas as especialidades.

Palavras dos Novos Coordenadores

Para a nova coordenadora do Departamento de Geriatria da SMCC, Dra. Suzete Marques Pereira esta visão é fundamental para as ações em saúde.

"Essa estratégia global da ANS na década do envelhecimento saudável será mais do que bem vinda. E que a gente conte com a ajuda neste trabalho conjunto com esta ideia de fazer este “congresso permanente” junto com a atuação de todos os departamentos. É muito importante porque estaremos contribuindo para esta situação mundial tão requisitada".

O Coordenador do Departamento de Cancerologia, Dr. André Deeke Sasse, que renovou a coordenação para mais três anos, comentou da experiência do grupo com outras especialidades e o rol da ANS.

"Oncologia é uma especialidade que interage praticamente com todos os outros departamentos. A gente tem se esforçado para ser atuante e permear outros departamentos também. No Departamento de Cancerologia a gente está diretamente envolvido com mais de 30 solicitações de incorporações de tecnologia no rol da ANS, junto com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Eu e meu grupo temos uma desenvoltura com análise econômica em saúde, então a gente ajudou em todas as solicitações. Como a gente conhece pouco a atuação um do outro acho que esta aproximada dos departamentos é importante".

Também para mais uma gestão à frente do Departamento de Medicina Esportiva, o coordenador Dr. Sérgio Rocha Piedade citou as iniciativas de reunir os colegas de outras áreas.

"As reuniões da medicina esportiva já seguem este desenho. Exceção este ano que tivemos somente três reuniões, mas normalmente temos como pano de fundo um esporte e dentro deste esporte nós convidamos colegas cardiologistas, endocrinologistas, psiquiatras para fazer uma reunião interdisciplinar que acaba sendo muito mais enriquecedora e traz oportunidades de ver o problema por vários aspectos, primas"

O Coordenador do Departamento de Cirurgia Plástica, Dr. Juliano Pereira comentou ser muito importante interagir com os Departamentos. O médico relatou a experiência do departamento que nos últimos sete anos tem feito exames simulados para prova de especialista na SMCC, recebendo residentes de todo o Brasil. Além de atividades mensais com transmissão online para outros países.

"Temos recebido residentes do Brasil inteiro que vem na nossa Casa (a SMCC) e divulgam para todo o Brasil. Fazemos uma reunião mensal presencial. Antes da pandemia a gente tinha de 60 a 70 cirurgiões plásticos de toda a região que vinham nos visitar. Mesmo antes desta moda da pandemia, a gente também transmitia para outras quatro cidades, além de Colômbia, Equador e Argentina, a nossa reunião da SMCC para fora do país. Acho que a gente tem uma grande seara dentro da entidade. A nossa presidente estimula bastante que os departamentos possam ser ativos produtores de ciência, possam interagir entre eles. Como a gente tem uma boa experiência de trabalho dentro da sociedade nos colocamos a disposição".

Pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia esteve presente o Dr. Mauro Caron.

"Pensando na interdisciplinaridade junto com o Departamento de Ortopedia e Geriatria acho que deveríamos fazer prevenção no idoso,  as fraturas, o pás pandemia. Acho interessante fazer esta interação!".


As vagas para DCC que permaneceram desocupadas após o período eleitoral regular definido pelo estatuto poderão ser ocupadas mediante processo complementar. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Científica, pelo fone/WhatsApp 19 99529-1943 ou pelo e-mail cientifico@smcc.com.br .

Galeria
Posse dos Departamentos e Comitês Científicos - Triênio 2020/2023
ASSOCIE-SE
Últimas Notícias