Para mais informações ligue 19 3231.2811
Notícias
08 Setembro 2020
Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC tem série de eventos



​​​​​​​O Departamento de Psiquiatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) através do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio lança a Campanha Setembro Amarelo com eventos a partir desta terça-feira (08/09).

As ações começam com uma Live sobre suicídio: prevenção e cuidados com a psiquiatra Dra. Flávia Brandão, neste 08/09, às 18h.

Na sequência os eventos ocorrem nos dias 14, 15 e 26 de setembro. Paralelo as lives uma seleção de vídeos gravados por médicos e profissionais das áreas de psicologia e pedagogia voltados ao tema valorização da vida e prevenção ao suicídio serão disponibilizados.

O Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio convida também a todos para participar da Campanha "Missão Possível" que tem como objetivo fazer chegar ao maior número de pessoas em todas as idades informações de valorização da vida, de oportunidades de cuidado e também de autoconhecimento.

O conteúdo informativo será divulgado pelos canais da SMCC de forma que fique acessível ao público em geral e também profissionais da área de saúde e educação.

Neste ano de forma inédita será feita uma campanha também voltada para a proteção de crianças e jovens adolescentes além do enfoque na fase adulta e envelhecimento.

Nesta campanha ocorre ainda o lançamento de um  livro infantil voltado para crianças abordando o tema valorização da vida e enfrentamento de adversidades de uma maneira lúdico-pedagógica com a missão de ajudar crianças, pais e  profissionais a tratarem da importância de seguir adiante buscando recursos e superando as adversidades.

O livro intitulado "A Fada do Dente em uma Missão Possível" será lançado com vídeo da personagem apresentando o tema de maneira bastante lúdica e afetiva CLIQUE AQUI, no dia 14/09, às 19h30, com participação da presidente da SMCC. Dra. Fátima Bastos e Diretora de Eventos da SMCC, Dra. Carmen Sylvia Ribeiro. Acesse o Livro AQUI

A autora é a Docente no ensino superior, especialista em Gestão de Pessoas e Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva, graduada em Pedagogia, Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas.

No dia 15 /09, às 20h será transmitida a Live "Cuidados preventivos da Infância à fase adulta" com uma roda de conversa entre profissionais atuantes no Comitê e convidados especiais entre eles Iuri Capellato e Dr Osmar De Latorre. Acesse AQUI

No dia 26/09, a live “Vamos falar sobre suicídio?” terá em uma ação em apoio do Rotary Clube Americana a temática “Consolidação da Paz e resolução de conflitos”. Acesse AQUI



Participantes

Iuri Victor Capelatto
Psicólogo; Mestre em Ciências Médicas pelo departamento de neurologia da FCM-Unicamp; professor convidado de vários cursos de pós-graduação; coautor da obra “ A Equação da Afetividade – como lidar com a raiva de crianças e adolescentes”; autor de diversos capítulos de livros; membro da ABENEPI; palestrante em diversos congressos, escolas e eventos; prêmio Tributo Especial Internacional de Pessoa de Expressão 2019 conferido pelo projeto Erasmus+.

Dr. Osmar Henrique Della Torre 
Médico psiquiatra especialista em infância e adolescência, mestre e doutorando pela Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Unicamp. Médico Assistente  FCM-UNICAMP e Professor da PUC-Campinas. Membro da ABP, ABENEPI e SMCC.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas
Docente no ensino superior, especialista em Gestão de Pessoas e Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva, graduada em Pedagogia - licenciatura e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP, com aperfeiçoamento em Acessibilidade, Áudio descrição e Libras e extensão na University of Toronto, no Canadá. Mentora do portal Aprendendo Sempre, gerido pelo Porvir. Gestora da Água Mágica Produções Artísticas, especializada em festas, eventos e apresentações lúdicas, com prática docente em teatro, sociologia, filosofia, educação infantil e expressão artística para ensino fundamental 1, 2 e Ensino Médio. Experiência em coordenação pedagógica escolar de educação infantil e coordenação nacional de pós-graduação em Educação Inclusiva no IBFE. Autora de artigo em EAD e formação docente, atende a educadores de diversos estados brasileiros sobre metodologias práticas. Docente, diretora e autora teatral em variadas companhias e elaboradora de cursos, espetáculos, livros, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Experiência de mais de 15 anos em práticas pedagógicas regulares, artísticas e inclusivas.

Tenente-Coronel Hugo Araújo Santos 
Policial Militar há mais de 28 anos, atualmente, Comandante do 5° Batalhão de Polícia Rodoviária. 
Desde 1995 atende ocorrências de tentativa de suicídio, especializou-se em comportamento suicida pela Unicamp em 2003 e é instrutor do GATE - Grupo de Ações Táticas Especiais, em cursos de gerenciamento de crises e negociação com suicidas desde 2005. 
Bacharel em direito, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança.

Cibele Passos Zuchello
Psicóloga clínica transpersonal diplomada em psicologia sistêmica familiar e de casal. Psicóloga clínica de adultos. Formada na Universidade do Chile. Orientadora parental desde o período gestacional até adolescência. Colunista da Revista Mamá y Bebé cofundadora do Ser Consciente.





ASSOCIE-SE
Últimas Notícias