Última reunião do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC fecha ciclo de encontros

As reuniões científicas do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC neste ano completam 10 encontros no próximo dia 17/12 com o assunto Tênis e o Golfe. A dinâmica inovou escolhendo um tema e três casos clínicos em debate para cada reunião. O Departamento iniciou suas atividades neste ano também já com a proposta inovadora.

Do calendário, os assuntos Corrida, Rugby, Judô e Jiu-Jitsu, Ginástica e Esportes Aquáticos foram os que tiveram maior interesse do público. Participaram não apenas médicos, mas vários profissionais ligados aos esportes ou atividades.

A primeira reunião científica do Departamento para a coordenadoria dos eventos foi, sem dúvida, a mais emblemática. A Corrida foi o tema central e a discussão foi permeada pelos tópicos: Morte Súbita, Hidratação, Correção do Gesto Esportivo. O médico coordenador do Departamento e idealizador dos encontros, Dr Sérgio Rocha Piedade, comenta que deste o primeiro evento, já ficou sinalizado que o formato escolhido funcionaria.

“O caráter inovador e abrangente destas reuniões permitiu contemplar situações clínicas de interesse aos diferentes profissionais da saúde numa mesma reunião, tornando-as mais atrativas. São reuniões democráticas pois são abertas ao público, particularmente aos amantes do esporte!. A nossa avaliação e de que esta inovação foi plenamente aceita pelos participantes, pois potencializou a interação entre as diferentes áreas da saúde”, comemorou.

Os outros temas foram: Rugby (16/04); Basquete (21/05); Ginástica (18/06); BMX/Ciclismo (16/07); Judo/Jiu-Jitsu (20/08); Esportes Aquáticos (17/09); O pré-Atleta e o ex-Atleta (15/10); Futebol (19/11) e finalmente o Tênis e o Golfe que acontece no próximo dia 17 de dezembro.

Planos para 2019

O Departamento pretende manter em 2019, o mesmo formato de evento com novas modalidades esportivas. Em paralelo, o grupo estuda a possibilidade de participar mais efetivamente de eventos esportivos na cidade de Campinas; atividades voltadas a comunidade (caminhada e corrida) e manter eventos científicos com a SBOT/SP conforme realizado em 2018 (Traumatologia do ESPORTE).

“Investir na multidisciplinaridade, estimular discussões e avaliar problemas da saúde tendo o esporte como “pano de fundo” faz parte do DNA do Departamento de Medicina Esportiva da SMCC. Eu quero ressaltar o apoio incansável e incondicional da Diretoria Científica da SMCC, Equipe de Eventos e Comunicação, da Gestão da SMCC com o Departamento de Medicina Esportiva! A todos vocês nosso reconhecimento e agradecimento!”, finalizou o Dr. Sérgio Rocha Piedade.