SMCC realiza ações na Campanha Maio Amarelo 2019

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) integra a campanha nacional de preservação a vida no trânsito, o Maio Amarelo. A iniciativa conta com a colaboração de diversos parceiros e, é coordenada pelo Comitê do Trauma da SMCC.

A iniciativa em termos de Brasil foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da ONU. Nos últimos quatro anos, atingiu 423 cidades em 27 países, com apoio de 1.425 empresas.

Em Campinas, a Emdec/Setransp organiza o movimento na cidade. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. Com o uso da #DesacelereVivaMais. A Campanha busca alertar motoristas sobre o estresse e uso de celulares no dia a dia do trânsito e como podem comprometer a segurança.

Confira os eventos que terão a participação ativa do Comitê do Trauma da SMCC:

  • Pedágio Amarelo
    A ação aborda motoristas e passageiros dos veículos parados em semáforos sobre orientações de prevenção relacionadas ao tema da edição da campanha.
    Data: 06/05
    Horário: 11h às 14h
    Público estimado das abordagens: De 5 mil a 10 mil pessoas
    Locais:
    Local 1: No campus UNICAMP, em frente bandejão, portaria FEA/Praça da Paz, Semáforo da Prefeitura do Campus, Saída da FCM G5 e Saída do estacionamento do hospital (HC)
    Local 2: Rua Delfino Cintra (próximo a SMCC), Rua Jasmim, CPFL, Av 1 (Balão entrada do mercado), Av 2 (Balão do Mc Donald´s)
    Parceiros: SMCC, Emdec, Setransp, Unimed, Unicamp, disciplina de Cirurgia do Trauma, Liga do Trauma da Unicamp, SBAIT, Cobralt e Samu Campinas.

 

  • Simulado de Múltiplas Vítimas
    Organizada pela SBAIT e Cirurgia do Trauma da Unicamp em Campinas, o simulado de atendimento de múltiplas vítimas de trauma, é um evento que tem por objetivo treinar equipes de resgate que atuam em Campinas e cidades da região para uma situação real. Os alunos da Unicamp participaram simulando os feridos e como “sombras”, fornecendo todas as informações necessárias aos profissionais envolvidos nessa importante simulação. Pela magnitude deste evento costumamos, atrair a atenção de muitas pessoas, e da imprensa.
    O cenário neste ano terá como horário o período noturno, situação inédita no Brasil, a pedido da coordenação do Corpo de Bombeiros e do GRAU.
    Data: 14/05
    Horário: 20h
    Local: Viaduto Laurão
    Parceiros: SMCC, SBAIT, EMDEC, Setransp, Prefeitura de Campinas, Unicamp / Disciplina de Cirurgia do Trauma, Faculdade de Enfermagem, Liga do Trauma da Unicamp, Corpo de Bombeiros, SAMU Campinas, GRAU, Guarda Municipal, Defesa Civil, Rota das Bandeiras,Terzius Informação e Formação em Saúde e Madia Autosport.

 

  • Moto Check up
    Circuito de atendimento a moto e motociclista na garagem da SMCC com revisão da motocicleta e orientação de conduta para acidentes e de uso de equipamentos de proteção. Motociclista que fizer check in ou publicar foto com #motocheckupnasmcc ganha brinde exclusivo da SMCC (Power Bank). Recebem a revisão, power bank e antena corta cerol os 100 primeiros motociclistas.
    Data: 21/05
    Horário: 9h às 17h
    Local: Sede Social SMCC (Rua Delfino Cintra, 63 Centro – Campinas).
    Parceiros: Liga do Trauma, o Instituto Terzius, Prefeitura do Campus/UNICAMP, SMCC, EMDEC, Concessionária Rodovias do Tietê e Madia Autosport.

Programação completa das ações da Campanha em Campinas AQUI