SMCC e Instituto Elemento iniciam Programa de Capacitação e Qualidade (PCQ)

Aconteceu nesta segunda-feira (27/11) o primeiro encontro do Workshop de Gestão de Pessoas com o tema “Equipe de Alta Performance”, na sede da SMCC. Profissionais da saúde e administradores estiveram entre os participantes. Dividido em quatro módulos, o workshop faz parte do Programa de Capacitação e Qualidade (PCQ) da Sociedade de Medicina em parceria com o Instituto Elemento. O programa tem uma série de opções em cursos, treinamentos e preparação para certificação e acreditação.

O primeiro módulo abordou os Componentes de uma equipe de alta performance, e através de um jogo os participantes puderam vivenciar algumas experiências referentes aos comportamentos e desafios de uma equipe de alta performance, que se relacionam com as experiências do dia a dia nas organizações.
Nos próximos encontros serão abordados os níveis de atitude diante dos desafios profissionais ou pessoais, os diferentes estilos comportamentais, coaching, feedback e uma análise sobre alguns fatores que podem impactar na satisfação do paciente e na qualidade do atendimento.

Gestora da SMCC, Stela Maia, informa que os cursos e treinamentos do Programa Continuado de Gestão de Pessoas da SMCC são abertos para todos os profissionais ou nichos de negócio com foco no atendimento ao cliente e melhoria nas relações humanas.

“O objetivo principal é dar início ao plano de Capacitação da Qualidade da Sociedade, começando com o curso de gestão de pessoas, fazendo com que as instituições enxerguem na SMCC uma nova possibilidade de capacitar pessoas e auxiliar na melhoria do desempenho interno e relações humanas da melhoria da qualidade do atendimento ao cliente”.

O coaching e professor Augusto Lyra, começou o workshop explicando a dinâmica dos quatro encontros que buscam além de aprimorar dimensões profissionais dos participantes aplicar métodos que podem ser levados para a vida pessoal.

“O objetivo é desenvolver algumas competências de liderança com módulos como trabalho em equipe, componentes de uma equipe de alta performance, teoria comportamental para entender um pouco mais as diferenças e o impacto nas relações pessoais e profissionais. Tem um módulo relacionado aos níveis das atitudes para saber como lidamos com as diversidades do dia a dia e técnicas para melhorar a performance”

O professor acrescentou dizendo que as ferramentas ensinadas em curso ajudam líderes a criar ou ajustar suas equipes. Um dos módulos atende somente a área de saúde.

“Um módulo específico focado na área saúde é para avaliar alguns fatores que podem impactar na satisfação do paciente e na qualidade do atendimento. Como podemos fazer um plano de ação para cada pessoa individualmente melhorar sua performance dentro do ambiente e diante dos desafios que estão tendo diante do dia a dia”, finalizou Augusto.

O Programa de Capacitação e Qualificação (PCQ) foi lançado neste ano de 2018 e contempla várias áreas de conhecimento (Liderança, Gestão de Pessoas, Sistema Brasileiro de Acreditação ONA, Gestão da Qualidade, Gestão Financeira em Saúde, Gestão de Custos, Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente, assuntos diversos relacionados à saúde) . Os lançamentos incluem dezenas de cursos. Acompanhe a reportagem completa e acesse as informações com a programação dos cursos AQUI

Conheça também o site do Instituto Elemento