SMCC completa 93 anos de fundação

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) fundada em 01 de dezembro de 1925, completa hoje 93 anos!

Além de uma das primeiras entidades médicas do país, graças aos seus cerca de três mil associados é hoje também uma das maiores!

Ao longo desta longa trajetória, a SMCC esteve presente em momentos históricos da Medicina e Saúde do país.

Mais recentemente, a SMCC ganhou projeção com suas atividades junto à comunidade através de ações sociais e mutirões de saúde, exercendo um relevante papel de mediadora entre a classe médica e a população da cidade. Suas campanhas e iniciativas contribuem significativamente para a disseminação de uma imagem positiva do médico junto à comunidade onde atua, valorizando seu papel e importância no contexto social, e contribuindo para a aproximação e bom relacionamento do profissional com a comunidade onde atua.

Seus objetivos primordiais permanecem sólidos até hoje:

  • formação e capacitação técnico-científica para o médico;
  • promoção de networking e a união plena da classe médica de Campinas e região;
  • oferta de serviços e oportunidades de lazer aos associados e seus dependentes;
  • representar e defender os direitos dos médicos associados em contextos diversos, intensificando a atuação e reconhecimento da classe na comunidade dessa região.

A Entidade

Com mais de 40 Departamentos e Comitês Científicos, promove centenas de eventos por ano. Por sua sede social circulam em média cinco mil profissionais por mês. A sede tem estrutura para todo o tipo de evento, com salas com audiovisual completo, suporte para webtransmissão, além de um Terraço Gourmet com ambiente climatizado, cozinha e bar equipados.

Possui ainda um Clube de Campo, localizado no Distrito de Sousas, em Campinas, com acesso fácil e rápido pelo novo prolongamento da Avenida Mackenzie. São 45 mil metros quadrados de área com piscina, quadras esportivas, quiosques. O casarão totalmente revitalizado, é hoje a nova opção para eventos em Campinas e região, com espaços multiuso versáteis com infraestrutura moderna, além de cozinha com equipamentos profissionais e um amplo estacionamento. São diversas opções para sediar eventos de várias proporções e capacidade para atender centenas de convidados.

A SMCC é filiada a Associação Paulista de Medicina (APM) e além das cidades abrangidas por sua área de atuação (Campinas, Cosmópolis, Jaguariúna, Paulínia e Sumaré) atua junto a médicos e profissionais das demais cidades adjacentes.

Serviços oferecidos

  • Consultoria e assistência jurídica gratuita em processos relacionados à atividade profissional
  • Ações de defesa profissional
  • Programa de apoio ao associado para publicação de trabalhos científicos
  • Cursos de idiomas
  • Prêmios Científicos
  • Projetos voltados para Acadêmicos de Medicina
  • Cursos de Atualização e Capacitação em diversas áreas de atuação
  • Clube de Benefícios aos associados e dependentes com acesso a serviços e produtos com vantagens exclusivas

A História

No dia 01° de Dezembro de 1925, trinta médicos de Campinas se reuniram no salão nobre do Centro de Ciências, Letras e Artes da cidade, com a proposta de criar a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – SMCC. A cidade já se destacava no cenário do interior paulista, e era chegado o momento de reunir a classe médica na região de forma organizada e consistente, tendo como proposta agregar os médicos da cidade e região, e o fomento dos estudos e das discussões científicas entre eles de forma consistente e contínua.

Os primeiros trabalhos foram coordenados por médicos cujos nomes são lembrados nos dias de hoje com reverência e respeito, entre os quais destacamos o Dr. Miguel de Barros Penteado, Dr. Francisco Betim Paes Leme e Dr. João Penido Burnier.

Com a eleição de sua primeira diretoria, foi oficialmente fundada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas que, alguns meses depois, teria sua personalidade jurídica formalizada. Nos primeiros anos, a Sociedade funcionou em uma sede provisória, situada em uma das salas da Delegacia Regional de Saúde, localizada na rua Francisco Glicério.

Em 1933, firmou uma parceria com o Sindicato Médico de Campinas e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas, e passaram a ser conhecidas como “Sociedades Reunidas”, sediadas à rua Barão de Jaguara durante quatro anos. Logo depois, o grupo ocupou o Palacete Sant’ana, ainda na Barão de Jaguara, seguidos de outros locais nas ruas Dr. Quirino e General Osório. O último e definitivo endereço veio em 71, com a inauguração da sede própria na rua Delfino Cintra, nº 63, no Centro da cidade, onde permanece até hoje.

Ao longo de todos esses anos, a SMCC cumpriu e superou todas as expectativas que justificaram a sua criação e existência.

Parabéns, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas!