SMCC apoia o COMAU que reuniu Leandro Karnal e especialistas na UNICAMP

A XXVII edição do Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP (COMAU), aconteceu entre os dias 26 e 27/10 na anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade.

A SMCC participou do evento através de patrocínio e presença entre os expositores com o objetivo de apresentar os benefícios de ser associado para os futuros médicos e professores participantes.

O tema da abertura do Congresso foi : “Uso de drogas na atualidade e suas consequências para o ser humano e a sociedade”.

Os palestrantes presentes levantaram temas muito pertinentes ao momento encarado hoje como um sério problema de saúde pública: o uso de drogas e o debate sobre uso recreativo ou terapêutico; os riscos para os adolescentes e o atendimento com a possível liberação do uso no Brasil.

O professor e historiador Leandro Karnal fez uma análise histórica e contemporânea do assunto e trouxe algumas provocações como a cultura de vícios com drogas lícitas como o álcool e o cigarro; relembrou momentos marcantes em que o álcool e outros químicos não só estiveram presentes na sociedade como foram usados precocemente; e, foi além ao citar comportamentos ainda não encarados no Brasil como vícios como o uso de smartphones e o hábito de assistir séries na internet. Outros países já discutem até tratamentos específicos.

Após a abertura, uma mesa redonda moderada pela jornalista Carolina Rodrigues, consultora do Departamento de Comunicação da SMCC, reuniu a professora da UNICAMP, Renata Azevedo; o professor da UNIFESP, Thiago Fidalgo e o professor da USP, André Malbergier. Houve participação da platéia com perguntas.

O CoMAU teve ainda diversas atividades, palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos e espaços para confraternização dos congressistas. O evento é organizado há 26 anos por estudantes.

 

Deixe uma resposta