Situação real motivou elaboração de técnica para abordagens em tentativas de suicídio

O Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC apresenta no dia 16/07, às 19h, na sede da entidade, o III Encontro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio. O tema: Situação limite em tentativas de suicídio: técnicas de abordagem na prática será tratado pelo Major do Corpo de Bombeiros, Diógenes Martins Munhoz que também é autor do Livro Abordagem Técnica à Tentativas de Suicídio- 2018 e coautor em outras três publicações.

Com 16 anos na Escola Superior de Bombeiros de SP, Major Diógenes idealizou o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio criado após um caso real atendido por ele na Zona Leste de São Paulo.

“Há 16 anos eu me deparo com uma ocorrência de tentativa de suicídio e, o desfecho não foi muito agradável. Fiquei seis horas em cima de uma torre de celular e ao terminar esta ocorrência eu percebi que pouco nós tínhamos como tecnicamente atender uma crise suicida. Todos nós como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, todos os profissionais que lidam com ocorrências de urgência e emergência. Eu pesquisei e não tínhamos nada, somente em psiquiatria, psicologia, mas não para profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar”.

Foi então que o profissional buscou por cursos e capacitação. Fez um mestrado e escreveu artigos sobre o tema com os materiais que encontrou. Ao longo deste tempo somou 52 abordagens de tentativa de suicídio com êxito. A experiência, segundo ele, foi a que ofereceu maior suporte para criar a técnica de abordagem ao “tentante” como prefere chamar a pessoa que tenta um suicídio.

Na técnica, os “tentantes” são separados em três grupos: agressivos, depressivos e psicóticos. A partir daí são abordados de forma diferente.

“Não se pode falar com eles igualmente. A postura muda, a fala e uma série de coisas na hora da abordagem mudam. E tem dado muito certo! O foco principal é humanizar. Escutamos de forma técnica e falamos de forma técnica, mas principalmente respeitamos o ser humano. Sabemos que ele tem uma face, uma história e, se encontra na pior fase da sua vida”, completou.

Além da palestra está agendada também a apresentação do documentário: “Suicídio assunto urgente”, com Roda de conversa com Maura Âmbar – Cineasta, radialista e professora.

SERVIÇO
III Encontro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC
16/07/2019
Welcome coffee 18h30 / Início às 19h00
Local: SMCC Rua Delfino Cintra, 63 Centro Campinas – SP
Informações: 19 32312811
Inscrições AQUI
Valores
Médicos e acadêmicos associados a SMCC – gratuito
Profissionais da saúde que atuam ou não em urgência e emergência R$40,00
Acadêmicos da área da saúde R$ 20,00