Reuniões de Medicina Esportiva voltam dia 15/04

O Departamento de Medicina Esportiva da SMCC retoma o programa de reuniões mensais a partir do dia 15/04, tendo sempre uma modalidade esportiva e o desenho multidisciplinar que privilegia a interação entre a Medicina Esportiva e as outras especialidades médicas (clínica médica, cirurgia, ortopedia, dermatologia, psiquiatria e outras). Além de outras áreas da saúde, odontologia, fisioterapia, educação física, nutrição e enfermagem.

A entrada é gratuita e sempre a partir das 19h. O primeiro tema da série de 09 encontros será a Maratona (15 de abril). Depois, a programação terá Halterofilismo (20 de maio), Beisebol (17 de junho), Handebol (15 de julho), Boxe (19 de agosto), Futsal (16 de setembro), Academia – Cross-fit, funcional (21 outubro), Wrestling (18 de novembro) e no último evento o debate sobre: Esportes – Infância, adolescência, vida adulta e velhice (16 de dezembro).

O Coordenador dos Encontros e do Departamento é o Professor Dr. Sérgio Rocha Piedade. “É importante ressaltar que as reuniões do Departamento são abertas ao público amante do esporte e tem como objetivo fortalecer a discussão acadêmica e promover a interação entre médicos, profissionais, acadêmicos da área da saúde e o público em geral”.

A cada ano, novas modalidades serão visitadas. Deve-se ressaltar que as modalidades esportivas são definidas de acordo com a demanda do público e profissionais que participam das reuniões. No ano passado os temas das reuniões foram: Corrida, Rugby; Basquete; Ginástica; BMX/Ciclismo; Judo/Jiu-Jiu-jitsu; Esportes Aquáticos; O pré-Atleta e o ex-Atleta; Futebol, Tênis e o Golfe.

MARATONA (15/04)

O programa começa com as corridas de longa distância, em especial a prova da Maratona. Nesta reunião, os palestrantes convidados são:

  • Daniéla Oliveira Magro – Hidratação e suplementação em corridas de longa distância
  • Wander Edney de Brito – Dor anterior no Joelho
  • Daniel Miranda Ferreira – Caso clínico
  • E o atleta corredor – Thiago Palermo