Regionais da APM buscam fortalecer projetos com apoio da SMCC

Em evento no último dia 29/03, representantes das regionais de Campinas, Jundiaí, Mogi Mirim e Amparo estiveram reunidos em almoço no terraço da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

O encontro teve a presença de representantes da Associação Paulista de Medicina (APM), os médicos Paulo Cesar Mariani e Antonio Gonçalves. A Presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos também participou. “ A reunião foi muito proveitosa! É extremamente importante ter esses espaços para conhecer as realidade das outras cidades e assim conseguir propor novas estratégias”, afirmou.

Entre os temas discutidos estavam algumas das carências que as regionais tem enfrentado como suporte para serviços e ampliação do número de associados. “Queremos trazer os presidentes e diretores das regionais com a intenção de nos unirmos para ver quais as necessidades, as prioridades, os impostos e aumentar o número de associados”, comentou o Diretor da 5° Distrital, Dr Clovis Machado.

O vice-presidente da SMCC, Dr. José Roberto Amade, defendeu que o trabalho precisa atingir os novos médicos. “Eles não se sentem representados pelas instituições, dado confirmado pela APM que afirma que apenas 25% do médicos da região da 5º Distrital se associam as entidades”.

A Regional da APM em Campinas tem alguns objetivos como melhorias do prédio como acessibilidade, ampliar os benefícios aos associados, a defesa profissional e implantar uma integração de serviços com as regionais.

A proposta do 3º vice presidente da APM, Dr. Jorge Cury, está ligada a este tema. “As grandes regionais, poderiam formar, uma rede associativa de troca de informações e serviços como atualização científica e defesa profissional com as menores”.

Para o representante da Regional de Amparo, Dr. Roberto Pavani, a proposta atingiria parcerias. “Propor para que planos de saúde e outras empresas como Unimed ou as prefeituras façam uma parceria para amenizar os custos das regionais com funcionários e manutenção dos espaços”.

Um cronograma de encontros está sendo criado para reuniões semelhantes nas várias cidades da 5º Distrital da APM.

Valorização do Médico e comunidade

A valorização do trabalho do médico foi outro tema discutido no encontro. Segundo os participantes a valorização do profissional é fundamental para o trabalho das instituições, assim como a atualização das instalações para enobrecer e atender além dos médicos as necessidades da comunidade.

Os espaços das distritais também são usados muitas vezes para atender profissionais multidisciplinares e a população em geral, abrindo anfiteatros para reuniões de órgãos públicos, por exemplo.