Preparativos do Simulado do Maio Amarelo serão na SMCC

Nesta terça-feira (14/05), a partir das 16h, na sede da SMCC, acontecem os preparativos para o Simulado de acidente de trânsito com múltiplas vítimas da Campanha Maio Amarelo. A simulação começa às 20h, no Viaduto “Laurão”.

Parte da organização, do Comitê do Trauma da SMCC e das Ligas das Universidades estarão juntos preparando as pessoas que serão personagens do Simulado. A atividade envolve não apenas as diretrizes das ações para colaborar com o trabalhos das equipes, mas na maquiagem dos personagens o que dará maior realismo ao evento.

Segundo o Membro do Comitê do Trauma da SMCC, Dr. Thiago Calderan, a preparação do Simulado é muito importante na formação acadêmica dos alunos de Medicina e Enfermagem, assim como de outros profissionais que atuam no atendimento ao traumatizado.

“Este preparo começa muitos meses antes com organização e reuniões com os orgãos que vão participar; respeitando a segurança de uma forma geral já que é um ambiente de treinamento. No dia do evento, acontece a preparação das vítimas antes e, no local do acidente com o treinamento das pessoas envolvidas para o evento ser um sucesso e atingir o objetivo de sensibilizar não somente os profissionais como a população que está vendo o simulado”, acrescentou o médico.

A Simulação terá a participação da Emdec, Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (Cobom), Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências Paulista (GRAU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Ligas do Trauma de faculdades do município e concessionárias de rodovias.

Em 2017, foi feito o último Simulado em Campinas. O cenário da simulação foi em frente a sede da SMCC. Houve até a participação do Helicóptero Águia da Polícia Militar. Foi simulado na época um atropelamento em um ponto de ônibus deixando uma vítima fatal, três pessoas com ferimentos graves, quatro moderados e algumas com leves escoriações. O veículo usado na ação estava totalmente danificado.

O trabalho dos profissionais de saúde foi acompanhado por médicos israelenses que estão na cidade para o Congresso Gestão de Acidentes com Múltiplas Vítimas, que estava acontecendo na SMCC.

Confira cobertura da imprensa sobre o último Simulado feito em Campinas, na sede da SMCC, no ano de 2017:

Simulado de acidente interdita vias no Centro