Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos encerra atividades do ano

Com cerca de 40 participantes, o Departamento de Clínica Médica da SMCC encerrou as atividades do Grupo de Estudos em Cuidados Paliativos deste ano com um encontro neste último sábado (01/12) na sede social da entidade. O evento com o tema: “O Sentido da Vida: Para que viver até o fim?” contou com a palestra do psicólogo Carlos Gomes dos Santos. O profissional é Diretor Clínico do Núcleo de Iogoterapia Agir Três de São Paulo. Conferencista, é também escritor e professor em Faculdades.

O Coordenador do Departamento de Clínica Médica, Dr. Antonio Cesar Antoniazzi, comentou sobre a necessidade de uma mudança cultural quanto ao pensamento e atitude diante da morte tanto dos pacientes como dos familiares. “O palestrante enfatizou para cuidarmos que a pessoa viva com sentido não apenas no aspecto material, mas no aspecto psicológico e também humano até o fim. Que a pessoa procure fazer as coisas de forma que entenda a razão dos acontecimentos. Apesar da terminalidade, é preciso enfrentar de uma maneira mais tranquila e confortável. Lembrar o que fez na vida e não somente o momento da morte que chegará para todo mundo”.

O Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da SMCC já havia realizado diversos encontros neste ano, sempre com sucesso de público. Algumas ações inéditas marcaram os eventos como webtransmissão direto de Londres na ocasião da palestra da psicóloga Cristiane Ferraz que falou sobre Hospice Saint Joseph, criado no início do século passado e atuante até hoje, onde Cicely Saunders começou seus trabalhos em Cuidados Paliativos.

O Departamento realizou no dia 11/11 Rodas de Conversa com o público leigo no Parque a Lagoa do Taquaral em Campinas. O formato é uma novidade para quem trabalha com cuidados paliativos.

Para o ano que vem, o Grupo tem como objetivo manter as ações em Campinas e realizar a “Segunda Jornada em Cuidados Paliativos”, ainda sem data definida. A programação poderá ser acompanhada pelo site da SMCC.