Encontro do Comitê da SMCC mostra protocolos e amplia reflexão sobre atendimento a situações de tentativas de suicídio

Nesta terça (16/07) aconteceu o III Encontro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC.

Major do Corpo de Bombeiros, Diógenes Martins Munhoz que também é autor do Livro Abordagem Técnica à Tentativas de Suicídio- 2018 e coautor em outras três publicações proferiu a palestra “Situação limite em tentativas de suicídio: técnicas de abordagem na prática”.

O Coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC, Dr. Fábio Martin parabenizou o Corpo de Bombeiros de SP por ter implantado um protocolo para atendimentos. Aliás, o protocolo criado pelo Major tem se tornado referência para todo o país.

“O Major trouxe a experiência de quem está na linha de frente. De quem presta o primeiro atendimento ou vem auxiliar um profissional de saúde em uma situação de comportamento suicida. Ficamos muito felizes de saber que tem profissionais muito preparados para atender esse tipo de crise e, embasado cientificamente. Nos trouxe protocolos de atendimento, como fazer uma análise inicial do perfil da pessoa atendida e como o profissional pode ser capacitado”.

A Psicóloga Jéssica Silveira tem pós graduação em suicidologia. Ela parabenizou os médicos Dra. Carmen Sylvia Ribeiro e o Dr. Fábio Martins pela iniciativa, que juntos estão à frente do Comitê que “tem trazido assuntos dentro da temática tão importantes e urgentes de serem falados, de serem multiplicados!”.

A profissional fez um resumo do evento. “A mensagem que fica do encontro realizado hoje é CONTINUAR, parafraseando a querida Profa. Dra. Karina Fukumitsu: Se tem vida, tem jeito! E o que esse encontro nos mostrou é o quanto é importante a união das mais diversas áreas e profissionais para que a prevenção ao suicídio continue e se amplie!”

O Coordenador do Comitê, Dr Fábio Martins acrescentou que o encontro ajudou a esclarecer “brilhantemente” os procedimentos.

“Sim! De como fazer, do que dizer e não dizer. Foi muito gratificante perceber que temos o corpo técnico tão qualificado. Ele dispõe de livros e literatura que está a disposição. Existe toda uma técnica como fazer uma abordagem inicial, como criar vínculo com a pessoa, em uma atitude de muito respeito e empatia. Criar vínculo para a pessoa encontrar naquele profissional uma rede de apoio que mantém este indivíduo vivo a ponto dele poder receber o atendimento depois”.

Na segunda parte do evento foi exibido o documentário “Suicídio assunto urgente”, com Roda de conversa com Maura Âmbar – Cineasta, radialista e professora.

“O evento de ontem proporcionou uma interação única. O fato de estar diante de uma plateia formada, em sua maioria, por profissionais da saúde, apresentou uma conversa preocupada em melhor atender o público que busca ajuda no sistema de saúde da região. Fiquei muito satisfeita com a troca de informações que aconteceu, bem como com a disponibilidade de todos os presentes em promover a prevenção ao suicídio através de um olhar de empatia para com o próximo, seja ele quem for”, comentou Maura.

“Sobre o documentário foi muito profundo e que pudemos perceber que mesmo instituições religiosas estão abertas a olhar o suicídio de outra forma. A igreja já olha o suicídio dentro do contexto de doença mental”, finalizou o médico Dr. Fábio Martins.

Materiais do documentário podem ser acessados pelos canais oficiais da produção:

Disponível na plataforma de vídeo ondemand RS21 Play gratuitamente Acesse

Além do documentário, Maura desenvolveu uma série chamada “Fragmentos” que é composta por todas as entrevistas feitas para o documentário, porém, na íntegra. Divididas por temas, formando um total de 87 vídeos que estão disponível em forma de playlist no youtube Acesse.