CVV é Instituição escolhida para receber Paes Leme 2019

O Centro de Valorização da Vida, o CVV, será a Instituição homenageada deste ano pelo Prêmio Paes Leme da SMCC. A horaria é a mais importante da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas destinada a empresas ou programas sociais ou instituições ou projetos que tem ou já tiveram serviços relevantes prestados à comunidade.

Além de destacar duas personalidades do meio médico que tenham sido fundamentais para o fomento do conhecimento, estudo ou atendimento em saúde. Os nomes das personalidades serão divulgados em breve com reportagens especiais.

O Prêmio Paes Leme foi criado no ano de 2000 e leva o nome do primeiro presidente da SMCC, o médico Dr. Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

A escolha pelo CVV foi anunciada durante o II Encontro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC, dia 07/05, pela presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos.

Na ocasião, a Coordenadora Nacional de Divulgação do CVV, Adriana Rizzo, conduziu uma palestra para um auditório lotado.

Frederico Resende Resende Abreu foi quem trouxe o movimento para Campinas em 2017. Ele esteve na noite do anúncio do Prêmio.

“A gente está super honrado com o Prêmio. Eu e Helena trabalhamos bastante para o projeto se tornar realidade. É um desafio muito grande começar algo do zero em uma cidade, mas conseguimos entender que o esforço é recompensado pela Sociedade de Medicina com esta honraria. E estamos mais motivados para cada vez mais romper barreiras e quebrar tabus”, comemorou Frederico.

A atual Coordenadora do CVV em Campinas é Helena Fujinohara. Hoje são 28 voluntários, mas a própria voluntária afirma que pelo número da população a necessidade seria de triplicar o atendimento.

“O começo foi muito difícil de encontrar pessoas que se engajasse na causa. Hoje já está um pouco mais tranquilo. Estamos no terceiro curso de voluntários. Mas, precisaríamos pelo tamanho de Campinas ter mais postos para o voluntário poder se locomover mais fácil”, comentou Helena.

A entrega do Prêmio Paes Leme acontece em junho no Clube de Campo da SMCC.