Conheça os vencedores dos Prêmios Mérito Científico e Mérito Acadêmico SMCC 2019

No último dia 15/06 foram conhecidos, em noite de festa no Clube de Campo, os vencedores dos Prêmios Mérito Acadêmico e Mérito Científico 2019, que ao todo levaram para casa R$8 mil em prêmios.

Mais de 100 pessoas compareceram a cerimônia.

Os estudos inscritos também servirão para as revistas científicas mais importantes do meio médico, alguns deles publicados em edições internacionais; contribuindo assim para o dia a dia da prática médica.

Prêmio Mérito Acadêmico

O Prêmio Mérito Acadêmico surpreendeu. A acadêmica da PUC Campinas, Aline Akel Ferruccio, conquistou o terceiro e o primeiro lugares. Um dos trabalhos dela foi sobre a importância da revisão histopatológica de biópsias em pacientes com câncer de próstata.

“É um reconhecimento entre os colegas e incentivo de investir na área científica. Ver que o estudo é gratificante! Não acreditava que venceria o prêmio, menos ainda em duas colocações. Aproveito para elogiar o apoio científico dado pelo Departamento da SMCC”.

A estudante reforçou ainda como a assistência do Departamento da SMCC foi fundamental: “Fui muito bem orientada. O Departamento de Urologia abriu as portas para mim. A iniciação científica trouxe muito pra mim. Aliás, não somente a mim como todos os alunos que demonstraram interesse. Esse prêmio é um reflexo de bastante trabalho. É uma honra!”.

Renato Lazarin Ricci ficou com o segundo lugar no Prêmio Mérito Acadêmico. Estava com toda a família no evento. Ele não tem pais ou familiares médicos. Diz que não esperava pela colocação.

“Eu não imaginava que seria selecionado. Trouxe minha família e estava esperançoso porque o nível do trabalho era muito bom e o Departamento de Coloproctologia da Unicamp ajudou muito e pensava, mas não imaginava”.

O trabalho do estudante foi sobre a avaliação de níveis séricos em paciente com Doença de Crohn no Gastrocentro da UNICAMP. De acordo com terapia usada em cada paciente, a coleta de sangue e dosagens são relacionadas com as atividades de endoscopia e radiologia. O objetivo é modificar a terapia destes pacientes a partir do que o estudo concluir.

Prêmio Mérito Científico

Entre os trabalhos que concorreram ao Prêmio Mérito Científico, 19 foram selecionados como finalistas. Dentre estes, a banca julgadora selecionou três vencedores do Grande Prêmio Científico, cujos autores foram:
Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, Dra. Renata Rigacci Abdalla e Dr. Tiago Henrique de Souza.

A psiquiatra Renata Rigacci Abdalla já havia vencido uma vez o Prêmio Mérito Científico no ano de 2016. Para este ano não esperava ser reconhecida novamente. O artigo premiado é o terceiro do Doutorado que tem como tema: “Associação entre uso de cocaína e violência”.

“É um reconhecimento por que é difícil fazer pesquisa. Então, quando a gente sabe que tem repercussão e, que será útil, fico bem feliz”, comemorou ela.

A notícia do trabalho vencedor acabou sendo mais interessante ainda por ter relação com a entidade homenageada pelo Paes Leme entregue na mesma noite ao CVV.

“Foi bem em concordância com a entidade premiada por que fala da associação entre o comportamento suicida e o uso de substância. Então é um jeito de abordar o comportamental por um fator de risco importante em todas as faixas etárias”, concluiu a vencedora.

O médico Tiago Henrique de Souza é da área de Medicina Intensiva Pediátrica na UNICAMP. Conta que o prêmio é uma surpresa para ele e a equipe uma vez que começaram a fazer trabalhos científicos há pouco tempo na Universidade nesta área.

“Ficamos todo este tempo fazendo assistência aos pacientes. O que foi ótimo durante estes 30 anos por que atingimos um patamar de excelência. Quando começamos a pesquisar sobre tratamento do paciente grave, tendo o uso de ultrassom para cateterização de veia central a taxa de sucesso era de 60 e foi para 95%. Não esperávamos ser premiados por estar chegando agora em um ambiente científico tão grande como é a Sociedade de Campinas”, comentou Dr. Tiago.

A ultrassonografia como ferramenta de diagnóstico tem a tradição de ser feita em ambiente estável com controle maior de riscos. Porém, o grupo sentiu que precisava desta ferramenta no atendimento de urgência para tomada de decisão imediata, a beira do leito, e não no setor de Radiologia.

“Não dá pra levar paciente grave até a Radiologia. Quando você traz o ultrassom para a urgência, em casos específicos, a partir destes exames você tem melhor punção de acessos venosos centrais (jugulares, femorais ou subclávia) para cateterização. Já fizemos até o treinamento com estes médicos para atender”, narrou o vencedor do Prêmio Mérito Científico de 2019.

Também vencedor do Prêmio Mérito Científico, o Prof. Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, Pneumologista Pediátrico comentou que a pesquisa sobre Bronquiolite Viral Aguda poderá ajudar realmente nos atendimentos.

“Fiquei extremamente honrado e feliz em receber o Prêmio Mérito Científico da SMCC. É um prêmio de enorme importância, que já é uma tradição na cidade, e de uma entidade muito respeitada e admirada por todos!!! É um reconhecimento à uma pesquisa realizada com muito esforço, dedicação e carinho. E que também foi fruto de um trabalho em equipe, que envolveu muitas pessoas e diferentes especialidades”, falou o médico.

Segundo Dr Alfonso, a Bronquiolite Viral Aguda é uma doença muito prevalente, com elevada morbidade, e que leva a uma enorme preocupação por parte dos pais, além de um elevado custo ao sistema de saúde.
Apesar de 100% das crianças entrarem em contato com o principal vírus causador da Bronquiolite (Vírus Sincicial Respiratório), apenas 5% evoluem de forma grave, com necessidade de internação.

“Sabe-se que a maioria dessas crianças não apresenta nenhum fator de risco para a evolução mais grave. Nossa pesquisa realmente trouxe dados novos ao estudo da Bronquiolite, pois demonstrou que existem fatores genéticos, ligados ao sistema imunológico, que contribuem para a maior gravidade da doença”, concluiu.

 

Vencedores

Certificados Prêmio Mérito Acadêmico 2019

1º Lugar
“The importance of histopathologic review of biopsies in patients with prostate cancer referred to a tertiary uro-oncology center”, elaborado por Aline Akel Ferruccio, Wagner Eduardo Matheus, Ubirajara Ferreira, Elimilson Alves Brandão e Athanase Billis.

2º Lugar
Conferido ao trabalho “Serum Levels of Infliximab and Anti-Infliximab Anti-bodies in Brazilian Patients with Crohn’s Disease”, elaborado por Renato Lazarin Ricci, Luis Eduardo Miani Gomes, Francesca Aparecida Ramos da Silva, Livia Bitencourt Pascoal, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono e Raquel Franco Leal.

3º Lugar
Conferido ao trabalho “Validation of the Brazilian version of Functional Assessment of Cancer Therapy Prostate – FACT-P (version 4) in prostate cancer patients”, elaborado por Aline Akel Ferruccio, Priscila Antonichelli de Held, Wagner Eduardo Matheus, Angela Maria Elizabeth Piccolotto Naccarato, Roberta Cunha Matheus Rodrigues e Ubirajara Ferreira.

 

Certificados Grande Prêmio Mérito Científico 2019

“Ultrasound guidance for internal jugular vein cannulation in PICU: a randomised controlled trial” elaborado por Thiago Henrique de Souza, Marcelo Barciela Brandão, Tiago Martins Santos, Ricardo Mendes Pereira e Roberto Jose Negrão Nogueira.

“Suicidal behavior among substance users: data from the Second Brazilian National Alcohol and Drug Survey (II BNADS) ” elaborado por Renata Rigacci Abdalla, André Constantino Miguel, Elisa Brietzke, Raul Caetano, Ronaldo Ramos Laranjeira e Clarice Sandi Madruga.

“Association between single nucleotide polymorphisms in TLR4, TLR2, TLR9, VDR, NOS2 and CCL5 genes with acute viral bronchiolitis” elaborado por Alfonso Eduardo Alvarez, Fernando Augusto Lima Marson, Carmen Silvia Bertuzzo, Juliana Cristina Santiago Bastos e Jose Dirceu Ribeiro

 

Vencedores por Especialidade

Os autores dos trabalhos finalistas por especialidade também receberam certificados na noite de premiação. Foram eles:

Dr. Gil Guerra Junior(pelos Departamento de Endocrinologia e Metabologia e de Pediatria)

Dra. Andrea Trevas Maciel Guerra (pelo Departamento de Urologia)

Dr. Alfonso Eduardo Alvarez (pelo Departamento de Pneumologia)

Dra. Renata Rigacci Abdalla (pelo Departamento de Psiquiatria)

Dr. Tiago Henrique de Souza (pelo Departamento de Medicina Intensiva Pediátrica)

Dr. Jose Alexandre Mendonça (pelo Departamento de Reumatologia)

Dr. Jose Luis Braga de Aquino (pelos Departamentos de Cirurgia Cabeça e Pescoço e Nutrologia)

Dra. Rebecca Maunsell (pelo Departamento de Otorrinolaringologia)

Dra.Taíse Tognon (pelo Departamento de Oftalmologia)

Dr. Roberto Jose Negrão Nogueira (pelo Departamento de Clínica Medica)

Dr. André Nepomuceno (pelo Departamento de Cirurgia Plástica)

Dra. Susana Oliveira Botelho Ramalho (pelos Departamentos de Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral)

Dr. Roberto Jose Negrão Nogueira (pelo Departamento de Geriatria)

Dr. Aguinaldo Gonçalves (pelo Departamento de Medicina da Família e Comunidade)

Dra. Paquel Leal (pelo Departamento de Coloproctologia)

Dr. Sérgio Rocha Piedade (pelo Departamento de Medicina Esportiva)