Congresso Brasileiro de Habilidades Médicas é realizado no Clube de Campo da SMCC

O II Congresso Brasileiro Médico-Estudantil de Habilidades Médicas (COBHAM) aconteceu entre os dias 15 e 17/03, nas dependências do Clube de Campo. Mais de 100 estudantes de medicina de vários lugares do país participaram do evento.

O COBHAM é realizado pela Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil), uma instituição nacional presente em 146 escolas médicas.

A SMCC apoiou o evento oferecendo a infraestrutura para as atividades que aconteceram nas novas instalações do Centro de Eventos. Em troca, figurou entre os patrocinadores do evento.

O comitê organizador foi composto por acadêmicos das Faculdades de Medicina da UNICAMP e PUC-Campinas.

Foram discutidos vários assuntos, sendo o principal tema “Saúde e Meio Ambiente”. Estiveram presentes médicos e profissionais responsáveis por projetos como os “Expedicionários da Saúde” , ações ligadas a saúde dos povos indígenas e arboviroses.

A presidente do Comitê Organizador é a estudante Bárbara Cózaro Valentini. “O evento é uma proposta inovadora que busca abordar temas, tanto na parte prática quanto na teórica, que são poucos discutidos na sala de aula. São habilidades que a gente não tem e não aprende no nosso dia a dia como estudante de medicina. A primeira edição foi em Natal e, neste ano, aqui no Clube de Campo da Sociedade de Medicina”

Bárbara Valentini também comentou sobre a estrutura do Clube para receber o evento. “Só achei pontos positivos. Eu adorei a estrutura do lugar. O pessoal foi muito simpático!Estava tudo muito bonito. Só recebi elogios do pessoal de fora”.

 

Mais sobre a IFMSA Brazil

A Federação Internacional (IFMSA Brazil), que realizou o evento junto com um Comitê local de acadêmicos de Medicina, é uma entidade importante no contexto da formação médica. As principais áreas de atuação são nas temáticas de promoção de Intercâmbios, e de realização de ações sociais e ativismo nas áreas de Saúde Pública, Saúde Sexual e Reprodutiva incluindo AIDS e HIV, Direitos Humanos e Paz e Educação Médica, além da realização de treinamentos para o desenvolvimento de habilidades, do fomento em pesquisa e divulgação científica e da representatividade estudantil, esta que envolve todas as nossas áreas.

Confira mais sobre a IFMSA Brazil