Comitê da SMCC se consolida como espaço para informação continuada sobre Suicídio

O II Encontro do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio do Departamento de Psiquiatria da SMCC aconteceu nesta terça-feira (07/05) com auditório lotado. Entre os participantes estavam profissionais de várias áreas de atuação na saúde, educação e políticas públicas; além de voluntários em atendimentos de Campinas ligados ao tema.

A noite contou com duas palestras e a presença dos voluntários do Centro de Valorização da Vida, o CVV. O grupo realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O CVV foi anunciado como a Instituição escolhida neste ano para o Prêmio Paes Leme, maior honraria dada pela SMCC a pessoas e entidades que tenham prestado relevantes serviços à população.

A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, foi quem fez o anúncio. “Hoje acontece o segundo encontro do Comitê de Prevenção ao Suicídio da Sociedade. A iniciativa é importantíssima e só foi possível graças a este grupo que se reuniu dentro da SMCC e que se empenhou para fazer estes encontros acontecerem com o apoio da Diretoria da SMCC e do Departamento de Psiquiatra. Fizemos no ano passado um movimento muito grande na Semana do Setembro Amarelo e tivemos uma audiência muito acima da esperada com o tema suicídio. Para este ano queremos ir além e homenagear o CVV que tem feito um grande trabalho em Campinas totalmente direcionado para ações de escuta preventiva”, discursou a médica.

O CVV foi representado pelo jovem que trouxe o movimento para Campinas no ano de 2017, Frederico Resende Abreu e pela a atual coordenadora, Helena Fujinohara. A palestra da noite foi conduzida pela Coordenadora Nacional de Divulgação do CVV, Adriana Rizzo.

O Coordenador do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC, Dr. Fábio Martins, também agradeceu o empenho da secretária do Comitê que também é a Diretora do Departamento de Eventos da Sociedade, Dra. Carmen Sylvia Ribeiro, pela iniciativa.

“A atitude da Dra. Carmen foi facilitadora para organizar estes encontros. Tem sido muito importante e, por isso, estamos todos nós aqui hoje. Quanto mais falar do tema, melhor será para todos”, falou o psiquiatra para o público que esperava pela palestra da Dra. Ticiana Paiva. A Psicóloga é mestre e doutora em Psicologia pela PUC Campinas e professora da UNISAL e falou sobre a temática: Primeiros Socorros Psicológicos: como ajudar pessoas em crises seguindo o Protocolo Psychological First Aid (PSP).

“Infelizmente a gente precisa falar que a temática do suicídio está batendo na porta das pessoas. Seja com seu próprio familiar, seu parente, seu amigo, na escola, na universidade, no trabalho, com notícias vindo a toda hora. Então, é algo que de fato as pessoas tem se preocupado e, se defrontado com está questão. O que se pode fazer? Esta inciativa do Comitê da Sociedade é essencial. Torna-se um espaço de informação continuada para que as pessoas possam vir a ter um conhecimento correto, científico, e que desmistifique muitas ideias sobre o suicídio e prevenção”, comentou a psicóloga.

A iniciativa faz parte de uma série de ações de prevenção protagonizadas pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas desde setembro de 2018 com a primeira campanha protagonizada pela entidade. O primeiro evento foi sucesso de público e teve a presença do psiquiatra Neury Botega. O Comitê tem agenda de eventos sendo programada. Acompanhe as divulgações pelo site da SMCC.