1° Encontro Multiprofissional de APH na SMCC reúne 80 profissionais


O auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) ficou cheio ao receber 80 profissionais de Campinas e toda a região nesta quinta-feira (14/02), para o Primeiro Encontro da série inédita de Atendimento Pré-Hospitalar da entidade.

O evento com foco no atendimento às vítimas de trauma é uma realização do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) com apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizados (SBAIT) em parceria com as equipes do Grupo de Resgate GRAU, SAMU, Corpo de Bombeiros e concessionárias de rodovias.

Na noite desta quinta-feira foi realizada uma aula e depois a apresentação de caso clínico com debate sobre trauma torácico. Um novo encontro já está programado para o mês de abril e, terá como tema os traumas de extremidades.

Médico do SAMU de Hortolândia, Dr Daniel Wurzler, esteve presente. “É uma maneira de trocar ideias, casos e experiências novas por que tem ocorrências que um pegou e o outro não. Com este evento a gente consegue ter um know-how maior”.

“A gente tem o paciente na cena do acidente, mas a gente não tem o retorno do que aconteceu depois. Então, é uma forma da gente entender como os pacientes evoluíram e trocar experiências para saber se poderíamos ter feito algo diferente. Importante tanto para quem trabalha dentro do hospital como para nós que podemos mudar as nossas condutas e, é um aprendizado”, contou a emergencista, Dra. Melisa Nucci Brandão, que junto com o Membro do Comitê Científico de Cirurgia do Trauma da (SMCC), dr. Thiago Calderan, também tinha a vontade de realizar a reunião destes profissionais.
Do Grupo de Resgate de Voluntários de Indaiatuba, Ademir Manuel da Silva, comemorou o projeto de ter uma série de encontros. “Achei um máximo!. Ainda mais o evento sendo pertinho de nós. Achei muito importante e espero ter mais oportunidade de vir aos encontros”.

Informações dos próximos encontros acompanhem as notícias no site www.smcc.com.br